segunda-feira, dezembro 13

Beijos Inesquecíveis da História do Cinema

A primeira vez que um beijo entre homem e mulher apareceu numa tela de cinema foi em 1896, apenas um ano depois da primeira projeção de um filme (feita pelos irmãos Lumière). O vídeo, sem som e em preto e branco, mostrava a atriz May Irwin e o ator John C. Rice namorando, dando umas bitoquinhas bastante comportadas se comparado aos beijos que o cinema tratou de eternizar desde então. Naquela época, O Beijo levantou diferentes opiniões por parte da crítica, sendo considerado até mesmo asqueroso por alguns.
Fato é que, desde então, essa demonstração de afeto se tornou uma figura obrigatória em quase todos os gêneros de filmes. E algumas das cenas de beijo se tornaram extremamente marcantes na evolução das histórias no cinema, fosse pela química entre os personagens, fosse pelo modo envolvente com que o beijo era dado. Que tal conferir algumas dessas cenas e se inspirar com tanta paixão?

O Beijo (1986)
Os atores May Irwin e John C. Rice protagonizaram este filme de poucos segundos dando o primeiro beijo da história do cinema. O ato pode parecer bastante bobo hoje em dia, mas, naquela época, foi considerado uma revolução.

… E o Vento Levou (1939)


O conturbado romance entre a mimada Scarlett O’Hara (Vivien Leigh) e o galanteador Rhett Butler (Clark Gable) neste clássico dos filmes rendeu muitos beijos apaixonados e relutantes por parte da personagem de Vivien. Um dos mais marcantes é o da despedida de Reth e Scarlett quando ele decide ir à guerra. Entre “tapas e beijos”, o casal se tornou um dos mais lembrados do cinema. 

A Um Passo da Eternidade (1953)
O romance proibido entre o Sargento Milton Warden (intepretado por Burt Lancaster) e a esposa de seu superior no exército, a bela Karen Holmes (Deborah Kerr) tem um de seus pontos altos na cena em que os dois se beijam entre as ondas do mar do Havaí.

A Dama e o Vagabundo (1955)

 
Uma das cenas mais fofas já feitas nas animações, este beijo entre os adoráveis cães Lady e Malandro cativa pela inocênia que transmite, igual àquela que se tem quando se reconhece, pela primeira vez, um verdadeiro amor.

Bonequinha de Luxo (1961)
Depois de ter aprendido os modos da alta sociedade com o escritor Fred Varjack (George Peppard), Holly Golightly (Audrey Hepburn) está decidida a ser uma pessoa independente. Tanto que, quando Fred admite que a ama, seu medo de se sentir trancafiada em uma jaula caso se case é tanto que ela decide até mesmo libertar o gato que carrega consigo. A atitude irrita Fred, que sai do taxi em que estava com Holly para procurar o animal, dizendo a ela que a jaula talvez não esteja num casamento, mas dentro dela mesma, que não sente suas próprias emoções. Desesperada, Holly sai à procura do gato também, numa tentativa de se desculpar por sua atitude. O beijo de reconciliação entre os dois (com o gatinho no colo) é dado sob a chuva ao som da canção tema, Moon River.

Harry e Sally, Feitos um para o Outro (1989)
Dois amigos que vivem brigando, Harry (Billy Cristal) e Sally (Meg Ryan) acabam finalmente se entendendo em meio a uma festa, quando ele decide declarar todos os motivos que o fazem ter certeza de que ela é a pessoa com quem ele deseja passar o resto da sua vida. Para não perder o clima de disputa entre os dois, Sally responde que ela o odeia porque, ao dizer tantas coisas lindas, ele torna quase impossível para ela continuar a detestá-lo.

Uma Linda Mulher (1990)
Vivian Ward (Julia Roberts) é uma garota de programa que tem uma regra simples em seus trabalhos: nunca beijar o parceiro na boca. Afinal, um beijo envolve emoção e isso poderia atrapalhar seu papel enquanto profissional. Por isso, o primeiro beijo que dá em Edward Lewis (Richard Gere) é tão significativo para os dois personagens.

Ghost – Do Outro Lado da Vida (1990)
Poder dar um beijo na pessoa amada mesmo depois de estar morto é pedir demais, certo? Não se você bancou o bom moço protegendo a vida do seu amor durante o filme inteiro. A paixão entre Sam Weath (Patrick Swaize) e Molly Jensen (Demi Moore) é, definitivamente, uma daquelas poucas que conseguem vencer até mesmo a morte.

Meu Primeiro Amor (1991)

 
O primeiro amor, o primeiro beijo. A infância é uma época de muitas descobertas, pelo menos para Vada (Anna Chlumsky) e Thomas (Macaulay Culkin). Com vontade de descobrir o que afinal leva os adultos a se casarem, os dois se dão um beijo para entender o que, afinal, isso tem de tão bom. 

Jerry Maguire – A Grande Virada (1996)
Um pouco sem jeito a princípio, o primeiro beijo entre Jerry Maguire (Tom Cruise) e Dorothy Boid (Reneé Zellweger) vai tomando proporções cada vez mais quentes conforme os personagens vão se soltando. Mas os dois precisam se segurar quando finalmente se dão conta de que ainda estão em frente à porta de entrada da casa de Dorothy.

Titanic (1997)
O apaixonante primeiro beijo dos protagonistas Jack Dawson (Leonardo DiCaprio) e Rose Bukater (Kate Winslet) acontece na extremidade da popa doTitanic, onde tudo o que eles podem ver é a imensidão do mar a sua frente. O amor proibido entre os dois torna o beijo ainda mais romântico, especialmente porque essa paixão está fadada a acabar com o trágico naufrágio do navio.

Nunca Fui Beijada (1999)
Josie Geller (Drew Barrymore) precisa voltar ao ginásio e se passar por aluna para fazer uma matéria para o jornal em que trabalha. Em meio a muitas confusões, acaba se apaixonando por Sam Coulson (Michael Vartan), um dos professores da escola. Mas a matéria precisa ser publicada,trazendo a verdadeira identidade de Josie à tona. Para provar o seu amor e tentar reconquistar Sam, ela o convida a lhe dar um beijo no meio do campo da escola, em frente a uma enorme quantidade de pessoas – curiosos e jornalistas.

Homem-Aranha (2002)

 
Você pode dizer que uma paixão já fez a sua vida virar de ponta-cabeça? O jovem Peter Parker (Tobey Maguire) pode, e literalmente. Numa das cenas de beijo mais originais do cinema, ele ficou de cabeça para baixo para receber o beijo que esperou por toda sua vida, o da bela Mary Jane Watson (Kirsten Dunst). Isso depois de salvar a moça dos perigos de um beco escuro, como todo bom super heroi.

Cold Mountain (2003)
W.P. Inman (Jude Law) e Ada Monroe (Nicole Kidman) são um casal de poucas palavras. Ambos tímidos, têm uma última chance de se declarar um ao outro instantes antes dele seguir para as trincheiras da Guerra de Sesessão dos Estados Unidos. Bem, pela cena, dá pra perceber que, nessas horas, mesmo mil palavras não seriam capazes de falar tão bem quanto o beijo que os dois se dão.

Diário de uma Paixão (2004)
Depois de reencontrar o grande amor de sua juventude, Allie (Rachel McAdams) reune toda a sua coragem para perguntar-lhe por que motivo, afinal, ele deixou de escrever para ela – razão pela qual o relacionamento entre os dois havia acabado. Quando Noah (Ryan Gosling) lhe diz que, na verdade, ele havia escrito cartas por um ano inteiro, os dois se dão conta do mal entendido e tratam de não perder mais tempo nenhum!  

O Segredo de Brokeback Mountain (2005)
Sim, os brutos também amam. E com muita paixão. Depois de descobrirem seu amor um pelo outro durante uma temporada trabalhando nas montanhas Brokeback, Ennis Del Mar (Heath Ledger) e Jack Twist (Jake Gyllenhaal) se reencontram e tascam um beijasso daqueles que só se dá após tanto tempo longe um do outro.

Sr. e Sra. Smith (2005)
John (Brad Pitt) e Jane Smith (Angelina Jolie) levam, ambos, vidas duplas: como cônjuges e agentes secretos. Depois que os dois descobrem a verdadeira profissão um do outro e recebem ordens de matar seu companheiro, acabam caindo numa bela briga, com direito a bazucas e chaves de braço. Mas, na hora de finalmente dar cabo um do outro, o amor fala mais alto. Uma das cenas mais picantes feitas em filmes de ação, nesta produção que ficou também conhecida por ter dado início ao romance entre os atores protagonistas.

Um Beijo Roubado (2007)
Depois de ter seu coração partido por uma desilusão amorosa, Elisabeth (Norah Jones) viaja o país de trabalho em trabalho, conhecendo muitas outras histórias tristes de amores que não deram certo. Um dos momentos mais saborosos do filme acontece quando a protagonista, após se deliciar com uma torta de blueberry na lanchonete de Jeremy (Jude Law), adormece sobre o balcão com a boca ainda levemente coberta pela doçura da torta. Difícil para Jeremy resistir…

A GRANDE CONQUISTA (2)