.

.

sexta-feira, setembro 14

Conhecendo o Rio Grande do Norte


O estado do Rio Grande do Norte é um dos estados da federação que contém o mais antigo marco da presença portuguesa no país.
A formação do povo potiguar passa pela confluência de diversos elementos étnicos, como galegos, mouros, judeus (cristãos-novos) portugueses, tupis, africanos que se espalharam pelos vales dos grandes rios, como Ceará Mirim, Potengi, Açu, Mossoró ou pelas regiões serranas do Sertão.
Dessa confluência nasceu uma cultura rica, marcada pela presença tanto da civilização do couro e do algodão, quanto pela presença de uma religiosidade católica marcada pela miscigenação com elementos judaicos e indígenas.
Nas regiões litorâneas, especialmente ao leste do Estado, a cultura da cana-de-açúcar também contribuiu para a incorporação do elemento africano que se apresenta no interior através da formação de diversas comunidades quilombolas que hoje estão sendo estudadas e identificadas.
Muitas manifestações culturais do Rio Grande do Norte surgiram nesse contexto. O Zambê, os Congos, o Pastoril, os Caboclinhos e o Boi de Reis. Bandas de música, poesia popular, artesanato, artes plásticas são algumas das manifestações que refletem o modo de ser do potiguar, sua sensibilidade e seu imaginário.



              COMENTE AQUI