A campanha do candidato do PC do B ao Senado por São Paulo, Netinho de Paula, está oferecendo a participação em shows do cantor aos eleitores que responderem a um quiz em seu site, conduta que pode configurar crime eleitoral. Minutos após o blogentrar em contato com a campanha de Netinho para obter esclarecimentos sobre a situação, às 11h29 de hoje, a página da promoção havia sido tirada do ar, embora ainda houvesse um link para ela na homepage do candidato. Por volta das 12h55, o site inteiro estava fora do ar.
O blog identificou pelo menos dois artigos do código eleitoral que caracterizam a infração. Se enquadrado pelo artigo 334 da legislação, a campanha poderá ter de responder por conduta criminosa. O dispositivo veda a “distribuição de prêmios e sorteios para propaganda ou aliciamento de eleitores”. “O que ele está sorteando é um show, que custa dinheiro”, exemplifica o advogado Ricardo Vita Porto. A pena, segundo o Código Eleitoral, é de detenção de seis meses a um ano e cassação do registro se o responsável for o candidato.
Segundo a última pesquisa Ibope/Estado/TV Globo, Netinho está em segundo lugar na disputa pelo Senado em São Paulo, com 18% das intenções de voto, tecnicamente empatado com Orestes Quércia (PMDB), que tem 20%, Romeu Tuma (PTB), 19%, e Ciro Moura (PTC), 18%. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos porcentuais para cima ou para baixo.

