“ A amizade e a lealdade residem numa identidade de almas raramente encontrada.”
“ Não temos tanta necessidade da ajuda dos amigos quanto da certeza da sua ajuda.”
“ Ninguém jamais é demasiado jovem ou velho para alcançar a saúde do espírito e a felicidade.”
(Epicuro)
Do pouco que sei de Filosofia, posso dizer que um dos filósofos que mais gosto é o Epicuro. Ele se preocupa basicamente em encontrar a “fórmula da felicidade” e, nessa busca, descobre que a primeira condição para ser verdadeiramente feliz é ter bons amigos. Vem daí a máxima “ninguém é feliz sem um amigo”, que resume, pode parecer estranho, a necessidade real que temos de encontrar amparo fora do relacionamento familiar ou profissional. O amigo é aquela pessoa que a gente tem pra falar o que não consegue falar com qualquer outra pessoa. A amizade é o único tipo de relacionamento humano que vincula pessoas sem um compromisso formal. Não é um casamento, nem um contrato, é, como se diz no Direito, uma manifestação autônoma da vontade interior.
E como as pessoas se tornam amigas? Ninguém sabe ao certo.
Sempre imaginei a internet como um lugar onde seria possível fazer amizades, não importando o grau de intimidade. Eu, particularmente, fiz alguns bons amigos que se perderam por aí, porque quando a gente mora longe, acaba dispersando, e nesse mundo caótico as coisas mudam quase com a mesma velocidade do pensamento, mas encontrei na web algumas pessoas que valeram realmente à pena. Sempre achei curioso que a Douradinha nunca tivesse feito amizades na internet antes.
E, de repente, apareceram vocês.
Saibam sem nenhuma dúvida, que cada uma de vocês mudou um pouco a nossa vida e, principalmente, a vida da Douradinha. Não vou citar o nome de ninguém, porque prefiro o pensamento de que todos, de uma forma ou outra, participaram com o coração de tudo o que aconteceu. Esse encontro já faz parte de nossas vidas. E ter feito parte disso é especial. É uma festinha particular, J. Falo por ela: isso que aconteceu entre vocês é incrivelmente verdadeiro. Quando pessoas se encontram de verdade, parece que se sabe antes o que vai acontecer. É uma sensação de intimidade, conforto, carinho, que não exige uma explicação racional. É como se fossem pessoas que já se conheciam há muito tempo.
Ninguém sabe como isso acontece, mas a gente sabe que a vida conspirou para que acontecesse.
Ninguém chora por acaso...
É algo que se sente.
Recebam nossos beijos e abraços, mesmo quem não foi lá pessoalmente.
Vocês estão em nossos corações.
By Douradinha e Douradão
P. S.: Vai um abraço pro @MaktubDourado, afinal, lá no fundo, ele meio que faz parte disso (carinha de vergonha, eheheh)
P. S. F.: Consolações da Filosofia, por Alain de Botton, nesse link.
http://nicholasgimenes