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sábado, setembro 18

Chá verde

Todo mundo conhece ou já ouviu falar sobre o chá verde, mas será que todo mundo sabe mesmo pra que serve?

Chá verde é um tipo de chá feito a partir da infusão da erva Camellia sinensis. É chamado de verde porque as folhas da erva sofrem pouca oxidação durante o processamento. Outras ervas são vendidas a título de chá verde, porém o verdadeiro chá verde é o feito a partir da folha do arbusto Camellia sinensis.



O chá verde é uma erva milenar de origem na China e Japão e suas propriedades, aroma e sabor, vem atraindo consumidores que buscam seus benefícios antioxidantes e de feito emagrecedor acelerando o metabolismo e por ser um ótimo diurético e um excelente laxante natural, desintoxica e facilita a digestão.

Ele é antioxidante - evita a ação destrutiva das moléculas de radicais livres que degeneram as células - é um conjunto de substâncias formadas por vitaminas, minerais, pigmentos naturais e outros compostos vegetais e das enzimas que bloqueiam o efeito danoso dos radicais livres responsáveis pelo envelhecimento e surgimento de inúmeras doenças, ou seja, combate ao câncer e ao envelhecimento.

Atualmente, é consumido em todo mundo e é caracterizado pelos benefícios trazidos ao organismo, principalmente no quesito emagrecimento.
Estudos mostram que a combinação de cafeína e polifenóis (substância antioxidante), presentes no chá verde, aumentam a termogênese (taxa pela qual as calorias são queimadas) e o gasto total de energia.

O chá verde elimina até 2,5 quilos por semana e acelera em 25 vezes a queima dos pneuzinhos.

As conclusões foram tiradas de um estudo feito nos Estados Unidos. Os autores descobriram uma verdadeira relação entre o chá verde e a perda de peso e gordura abdominal - a barriguinha saliente!

No resultado da pesquisa as pessoas que tomaram seis xícaras de chá por dia eliminaram o dobro de quilos e 25 vezes mais gordura abdominal do que as pessoas que beberam só refrigerante diet.

A boa notícia é que combinado a hábitos alimentares saudáveis, o chá verde tem grande poder emagrecedor, porque facilita a queima de gordura, pois diminui em cerca de 40% a absorção da gordura dos alimentos consumidos.

Para ter um efeito ainda maior, o ideal é praticar 30 a 40 minutos de exercícios leve a moderado por dia - basta uma caminhada - e seguir um cardápio pouco calórico.

Outros estudos mostram que o consumo de extrato de chá verde podem melhorar o desempenho e resistência das pessoas que praticam esportes regularmente.

Outras substâncias presentes no chá, como as catequinas, contribuem para o equilíbrio dos níveis de insulina e cortisol. Esses hormônios estão envolvidos com a estocagem de gordura na barriga.

Essa você vai gostar: Pesquisas mostram que o chá verde melhora a ação da peptina, conhecida como hormônio antifome. Muito bom!

Em 1999, o American Journal of Clinical Nutrition dos EUA publicaram um estudo mostrando que pessoas que consomem chá verde queimam mais calorias do que outras pessoas, devido ao aumento da taxa metabólica, sendo indicado para ser incluído em dietas para perda de peso.

Os benefícios à saúde não param por ai, além de combater doenças, o chá verde faz diminuir as taxas do LDL (colesterol ruim) e fortalece as artérias e veias favorecendo a prevenção de doenças cardíacas e circulatórias. Possui bioflavonóides e catequinas: substâncias que bloqueiam as alterações celulares que dão origem aos tumores.

O chá verde também possui manganês, potássio, ácido fólico, vitamina C, vitamina K, vitamina B1 e a vitamina B2.
Faz bem para a pele, pois tem altas concentrações de antioxidantes, substâncias que atuam contra as rugas precoces.

Veja aqui como preparar seu chá:

A preparação do chá verde difere um pouco dos chás tradicionais. A água não deve estar fervendo, pois do contrário as folhas acabam sendo cozidas e proporcionando um gosto amargo à bebida. O tempo de infusão também não deve ser maior que 3 minutos.

Para deixar o chá verde mais gostoso você pode combiná-lo com cidreira, hortelã, erva-doce, casca de frutas (abacaxi ou manga) ou maçã seca para suavizar o sabor amargo, sem interferir nos seus efeitos terapêuticos.

Faça assim: ferva 1 litro de água com 1 pedaço médio de casca de abacaxi ou 1 punhado de folhas de cidreira, por exemplo. Desligue o fogo e acrescente o chá verde. Abafe por 2 ou 3 minutos e coe.

Recomendação: A única contra-indicação é para grávidas, pessoas hipertensas ou com gastrite. Se estiver usando algum medicamento também é aconselhável perguntar ao seu médico se você pode consumir o chá verde.

Os efeitos colaterais apresentados são insônia e ansiedade, por isso tome antes das 17 horas. Esses efeitos são causados em função da quantidade de cafeína presente na erva.

Lembre-se sempre consultar seu médico para saber sobre seu estado de saúde atual e leia as instruções de como preparar e ingerir o chá no rótulo do produto.