.

.

sábado, setembro 4

Você sabia?



Notícia equivocada levou Albert Nobel a criar prêmio
O Prêmio Nobel nasceu por acaso. Um jornal francês, por equívoco, em abril de 1888 noticiou a morte de Alfred Nobel, o inventor da dinamite. A notícia o chamava de gênio do mal. Adivinhando o conceito que a posteridade faria a seu respeito, instituiu o Prêmio, para obter melhor reconhecimento. 

Criador de "Asterix" nasceu na França e cresceu na Argentina
René Goscinny, criador de "Aventuras de Asterix", história de quadrinhos popular em todo o mundo, nasceu na França, mas veio criança para a Argentina, onde cresceu. Andou em Nova York, antes de voltar para Paris, onde criou, em 1959, o célebre gaulês. Goscinny morreu aos 51 anos de idade, em 1977.


A origem da expressão "Tio Sam"
A expressão Tio Sam originou-se do nome de Samuel Wilson, fornecedor de provisões do exército norte-americano na Guerra de 1812. Os fardos e os caixotes do material traziam a sigla "US Army" - Exército dos Estados Unidos. Os soldados fizeram piada e a sigla teve a interpretação jocosa de "Uncle Sam Army", ou seja, Exército do Tio Sam.

O Papai Noel foi reinventado pela Coca-Cola
A imagem do Papai Noel como conhecemos hoje foi criada em 1931 por um sueco beberrão chamado Haddon Sundblon, numa tentativa extremamente bem sucedida da Coca-Cola em conquistar o público infantil. Pensando em agarrar cedo a próxima geração de consumidores, a Companhia investiu na publicidade dirigida a menores de 12 anos, mesmo havendo um grande tabu quanto a isso na época. Esse enfoque acabou reformulando a cultura popular americana. O Papai Noel de Sundblon era o homem da Coca-Cola perfeito - eternamente alegre, alto, vermelho vivo, metido em situações engraçadas envolvendo um conhecido refrigerante como recompensa por uma dura noite de trabalho entregando brinquedos. Antes das ilustrações de Sundblon, o santo do Natal fôra variadamente vestido de azul, amarelo, verde ou vermelho. Na arte européia ele era em geral alto e magro, ao passo que Clement Moore o descreveu como um elfo no "The Night Before Christmas".

O jogo Tetris vendeu mais de 50 milhões de cópias desde a sua criação
O Tetris, um dos mais populares jogos de computador, foi criado em 1984 pelo matemático russo Alexey Pajtnov. Desde então, venderam-se em todo o mundo mais de 50 milhões de cópias. Foram criadas cerca de 40 variantes diferentes. Em 1996, Pajtnov foi contratado pela Microsoft para cuidar da sua área de jogos.